Ar Condicionado

AR CONDICIONADO 

TIPOS DE APARELHOS QUE TRABALHAMOS ( INSTALAÇÕES, INFRA E MANUTENÇÃO ) 

Ar condicionado Split inverter 



Assim como o preço do aparelho de ar-condicionado Inverter é mais elevado que os outros modelos convencionais (On-Off), sua instalação e peças também têm o custo mais caro.

Então a instalação é mais cara?
Acontece que normalmente é sim. Esse sistema do ar-condicionado, que é capaz de atingir a temperatura desejada rapidamente e a manter constante, com pouca oscilação de energia, acaba trazendo uma economia significativa se comparado aos Splits tradicionais. Isso acontece pois seu sistema de operação interno habilita o compressor a operar em baixa rotação quando a temperatura fica estabilizada, reduzindo potencialmente o ruído. Ou seja, trata-se de uma tecnologia bem diferente com componentes eletrônicos mais complexos, e isso encarece o trabalho do técnico, apesar de o procedimento, no geral, ser o mesmo.

  • O alto custo das placas de controle

“No Brasil temos o problema da energia. As constantes quedas de luz e apagões gerais ainda representam uma falha no sistema, já que a rede é muito instável e por causa disso a placa de controle do ar-condicionado acaba queimando facilmente quando cai a luz”, aponta Bertoni. O técnico ainda afirma que essas placas podem representar até 50% do preço do aparelho se for Inverter, ficando muitas vezes inviável mandá-lo para o conserto.

Por causa desses defeitos recorrentes nessa parte do ar-condicionado, a garantia dos aparelhos em geral caiu para 1 ano, considerando que antigamente as companhias davam de 3 a 5 anos caso o produto apresentasse alguma falha.

Perante essa situação, a instalação também acaba sendo influenciada em termos de custo, ainda que essa não devesse ser cobrada por um preço mais caro, já que o procedimento é o mesmo dos modelos convencionais. Os profissionais acabam exigindo um valor mais alto em equivalência ao preço do aparelho e das peças, que como dito acima, são mais caras que as dos modelos que não são Inverter.

 

Ar condicionado Split iHi Wall


O Split hi wall também é conhecido como ar-condicionado de parede. É um modelo instalado no alto da parede, a uma distância entre 15 e 30 centímetros aproximadamente. 

É o tipo mais comum de Split, podendo ser encontrado, principalmente, em residências e em estabelecimentos comerciais de pequeno porte.

O termo “Hi Wall” significa, em uma tradução literal, “Parede Alta”.

Esse modelo se chama assim porque precisa ser instalado em pontos altos da parede, de outra forma ele não vai desempenhar suas funções corretamente.

Como o Split Hi Wall funciona

Como qualquer Split, o Hi Wall é dividido em condensadora e evaporadora, ou seja: uma unidade externa e outra interna. Ambas podem ser afixadas na parede, com suportes próprios para cada peça – os suportes da unidade externa são diferentes do suporte da unidade interna.

Como ele funciona?

Essas duas unidades estão interligadas por tubulações, onde a condensadora utiliza fluido refrigerante para fornecer ar frio à evaporadora, que irá expelir o ar para o ambiente interno.

Capacidades dos Splits Hi Wall
Esse modelo pode ser encontrado nas seguintes potências:

  • 9.000 BTUs
  • 12.000 BTUs
  • 18.000 BTUs
  • 24.000 BTUs
  • 27.000 BTUs
  • 30.000 BTUs
  • 36.000 BTUs

Ar condicionado Multisplit


Funcionamento


O Multi Split funciona através de um sistema moderno, com funções e filtros semelhantes aos tradicionais modelos Split. A diferença é que você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora.

A quantidade de evaporadora vai depender da capacidade da condensadora e de cada fabricante, podendo ter 2 unidades internas (Bi Split), 3 (Tri Split), 4 (Quadri Split) e 5 evaporadoras (Penta Split).

Vantagens 

A maior vantagem deste modelo é que todas as partes são independentes, ou seja, você escolhe quantas e quais evaporadoras deseja ligar.

As unidades internas podem ser do tipo Hi-Wall, Piso Teto, Cassete e Duto (dependendo do fabricante).

Outro diferencial é que o Multi Split reduz o número de unidades externas, liberando espaço no exterior do ambiente.

Veja outros benefícios:

  • Controle remoto sem fio para cada unidade evaporadora
  • Melhora a estética
  • Compressor rotativo que proporciona um baixo nível de ruído e economia de energia
  • Economia com manutenção e instalação
  • Inverter
  • Outra informação importante é que todos os modelos de Multi Split à venda atualmente no mercado possuem a tecnologia Inverter, buscando economizar energia.

Ar condicionado de Janela


Conhecido como “Janeleiro” e modelo “de parede”, o Janela é um modelo de condicionador de ar mais antigo, mas que não perdeu a popularidade. Mesmo com a chegada dos Splits, segue sendo um ar-condicionado tradicional e pode ser encontrado em salas e quartos de casas e apartamentos, por exemplo. Assim como em outros locais, sejam residenciais ou comerciais.

Com isso, você deve estar pensando: “Para que tipo de ambiente o Ar-Condicionado Janela é indicado? Onde instalar? Será que vale a pena?”

Pois bem, o Janela é ideal para ser instalado em pequenos e médios ambientes, como esses locais que comentamos acima: cômodos das residências e escritórios que não sejam de grande porte. Isso porque as potências desse tipo de ar-condicionado variam de 7000 a 27000 BTUs, que são capacidades indicadas para espaços de tamanhos menores a médios.

Vantagens do Ar-Condicionado Janela
Conheça agora os benefícios desse modelo:

  • É o modelo de ar-condicionado com o preço mais barato do mercado
  • A instalação é facilitada, pois o Janela é uma única peça; diferente dos modelos Split, que dividem sua condensadora e evaporadora em duas partes
  • Instalação mais prática = Instalação mais barata (os instaladores costumam cobrar menos pelo serviço)
  • O Janela é fácil de controlar, com todos os botões e comandos podendo ser acionados no próprio aparelho ou no controle remoto (verifique se o modelo que você quer comprar oferece o controle)

Ar condicionado de Cassete


O Ar-Condicionado Cassete é indicado para ambientes de médio a grande porte, sejam residenciais ou comerciais. O split cassete pode ser encontrado principalmente em salas de aula de universidades, em bancos, escritórios, salões de festas, etc.

Ou seja, ambientes que costumam ser amplos e com grande circulação.

Vantagens do ar cassete

Uma das principais vantagens do split cassete é que ele fica embutido no teto. É quase como se estivesse escondido. De fato, esse é um dos modelos preferidos de quem procura por um ar-condicionado discreto e integrado ao ambiente.

Além disso, o ar-condicionado cassete tem quatro saídas de ar. E o melhor, é possível controlar o fluxo de ar em cada aleta, individualmente – claro, pequenas diferenças podem surgir dependendo do fabricante.

No mercado brasileiro é possível encontrar ar cassete com capacidade de (clique para abrir o Comparador de Preços):

  • 18.000 BTU
  • 24.000 BTU
  • 27.000 BTU
  • 30.000 BTU
  • 36.000 BTU
  • 48.000 BTU
  • 60.000 BTU

7 vantagens do Split Cassete

  • Modelo embutido, com design discreto
  • Filtros antipoeira e antibactérias
  • Direcionadores de ar que podem ser controlados individualmente
  • Melhor distribuição de ar
  • Modelo quente e frio
  • Popular na voltagem de 220V
  • Modelos com até quatro vias

Ar condicionado Pisoteto


O ar condicionado Split Piso Teto é um modelo que traz a possibilidade de ser instalado no piso ou no teto e conta com um forte desempenho para refrigeração.

A capacidade de refrigeração do ar condicionado piso teto pode variar de 18.000 BTU à 80.000 BTU. Porém, os modelos mais procurados  são os de capacidade de 30.000 à 60.000 btus.

O ar-Condicionado Piso Teto caracteriza-se pela sua potência de refrigerar os espaços com rapidez e tendo sua vazão pelo alto do ambiente e não na diagonal (como ocorre com o Split Hi-Wall). Sendo assim, ele é ideal para locais onde há aglomeração de pessoas, como bares, restaurantes, salas de aula, igrejas e escritórios, já que não joga o ar diretamente na direção das pessoas.


SOLICITE ORÇAMENTO

PARA INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO