Instalações Elétricas para ar condicionado

Conforme Nosso Técnico formado pelo Senai, Diego Sanches e nossa equipe de engenharia coordenada pelo Eng. Felipe Flávio temos a seguinte orientação a baixo. 

Conforme a norma NBR-5410-2004 que diz respeito de Instalações elétricas de baixa tensão temos os seguintes principios. Saiba porquê:

Qual a principal Função da NBR 5410?

A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. A norma foi criada com a função de garantir qualidade nas instalações, não oferecendo riscos para trabalhadores e animais, trazendo uniformidade entre instalações e sistemas elétricos.

Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, prédios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Quando a NBR 5410 deve ser aplicada?

A NBR 5410, assim como todas as normas, tem situações e locais específicos que pode ser aplicada. A execução, projeto, verificação e manutenção só deve ser confiada a profissionais qualificados a executar os trabalhos em conformidade com esta norma.

IMPORTANTE 

Não se pode usar cabos abaixo de 2,5 mm para tomadas inclusive para instalações de ar condicionado mesmo que alguns modelos apresente corrente de baixa amperagem. Pela teoria nenhuma tomada pode ser com cabos abaixo de 2,5 mm. 

Em casos de ar condicionado INVERTER que há um consumo menor este sistema e norma também é aplicado. 

Esse é o item mais importante para instalação de alimentação elétrica de ar condicionado. Um ponto super importante para instalação sem riscos de equipamentos de ar condicionado. 

Para máquinas convencionais que consomem mais, ou seja, que tenham maior amperagem de consumo, temos que calcular todos fatores técnicos como distância x bitolas de cabos. 

Em ar condicionado com maior consumo podemos utilizar até cabos de 4 mm de bitola de cabos devido ao fator de consumo da máquina.

Máquinas de ar condicionado inverter que usam totalmente outra tecnologia com menor consumo segundo o próprio manual dos equipamentos já pedem 2,5 mm para instalação. 

No quadro elétrico estes circuitos devem ser independentes para maior controle de seu equipamento garantindo maior segurança no sistema.

Tudo deve ser calculado para não ter queda de tensão em todo sistema da instalação elétrica para melhor funcionamento do ar condicionado que pode até danificar o equipamento e suas instalações. 

A maioria das fabricantes de ar condicionado informam a corrente elétrica consumida pelo ar condicionado, sendo esse um valor importante para saber a amperagem adequada para o disjuntor.

Mas você pode se basear nas tabelas prontas que indicam a corrente elétrica (em ampére) por potência de ar condicionado. Por exemplo, essa tabela da LG tem alguns valores referência:

É imprescindível usar disjuntor junto à instalação elétrica do ar condicionado porque o aparelho consome muita energia e pode sofrer danos facilmente.

Por isso, o disjuntor é um dispositivo obrigatório para prolongar a vida útil do aparelho e garantir a segurança no ambiente durante o uso do ar condicionado.

Lembrando que curto-circuitos, sobrecargas elétrica e superaquecimentos podem gerar incêndio, colocando em risco as pessoas e os outros equipamentos ao redor.

Faça sua cotação no formulário a abaixo para instalações elétricas de ar condicionado

 

Saiba mais de todos modelos de ar condicionados e nossos serviços 

AR CONDICIONADO [ Pequenas Reformas ]