“Tintas e pinturas com efeitos especiais que reproduzem texturas, cores e brilho”.
Foi-se o tempo em que escolher uma tinta para pintar as paredes de nossa casa era uma tarefa que se resumia em escolher uma cor para o ambiente. Hoje, mergulhar em um mundo de cores e acabamentos com opções de tintas é uma aventura tão diversificada que pode até fundir a cuca do mais decidido dos consumidores, tantas dúvidas que podem surgir e tão grande a variedade de produtos disponíveis no mercado.
Talvez você se interesse por estas dicas
Efeitos Prontos Veja como funciona !!!
O efeito camurça é um dos preferidos.
De olho no mercado e sem querer perder espaço para as novidades do mundo dos revestimentos, adesivos e papéis de parede, a indústria de tintas está investindo cada vez mais pesado no desenvolvimento de tecnologias que incrementam o segmento de pinturas decorativas.
Hoje, com apenas algumas pinceladas, é possível aplicar nas paredes efeitos especiais que reproduzem texturas, cores e brilho de materiais como tecido, aço escovado, madeira, concreto, linho e outras tantas variações. Em alguns casos, é necessário chegar bem perto para se certificar que se trata apenas de uma pintura.
Considerada um dos revestimentos mais baratos, as tintas saíram do lugar comum. Designers de interiores, arquitetos e decoradores buscam no mercado as cores e texturas de acordo com a moda, tecnologia, design e comportamento mundial.
O baixo custo do material e a praticidade de aplicação são outros atrativos das tintas. A possibilidade de mudar, apenas lixando e pintando novamente é uma vantagem bastante convincente.
A Coral e a Suvinil apostam na tendência e a cada temporada lançam novos efeitos decorativos. É possível ter nas paredes efeitos como o camurça, o concreto aparente e o fundo magnético (a tinta possui aditivos que permitem a fixação de mantas magnéticas na parede) ou texturas rústicas, como o cascalho. Outras opções de efeito são ainda o estilo craquelado, a pátina, o efeito listras, o metalizado de aço escovado e o efeito mármore.
A tinta que reproduz a textura do jeans é perfeita para quartos de adolescentes e crianças.
Depois de um período de secagem, a pintura verde ou preta possibilita que a parede seja usada como lousa ou quadro negro. As crianças vão poder rabiscar à vontade!
Os projetos com textura de parede ganham força e se destacam ainda mais em obras residenciais de qualquer tamanho.
Tipos de textura mais utilizados na pintura residencial em SP
As texturas de parede são propostas decorativas muito econômicas e viável para qualquer ambiente. Podem ser usadas para destacar paredes, nichos, no teto, ou mesmo para todas as superfícies.
Os desenhos possíveis com as texturas valorizam a pintura residencial, agregando diferenciais aos imóveis, entre os tipos podemos destacar:
- Grafiato: Que são ranhuras rústicas, com gramaturas em forma de risco, algumas sutis e outras em alto relevo;
- Textura lisa: Tem efeito suave, as vezes pouco perceptíveis;
- Textura design: Moderna e muito criativa, é conquistada utilizando técnicas que destacam o efeito 3D;
- Micrograff: Pontos milimétricamente ordenados que resultam em efeito agradável ao toque e aos olhos;
- Cristaly: Esse tipo de textura lembra os elementos da natureza;
- Projetada: A textura projetada é imponente e muito utilizada para espaços externos.
Mão de obra especializada é essencial para a pintura residencial
Coloridas ou na cor branco, as texturas personalizam ambientes. São vantajosas em relação a outros revestimentos, graças aos substratos e aditivos de alta durabilidade, que inclusive impermeabilizam as superfícies.
Permitem a limpeza da superfície onde o material foi aplicado, o que aumenta ainda mais o tempo de uso.
Além disso, servem para corrigir pequenas imperfeições, muitas vezes difíceis de se resolver e que poderiam comprometer o resultado final no caso de pintura residencial convencional.
Porém a técnica exige que o aplicador de textura tenha habilidade e conhecimento para produzir o efeito desejado.
Apesar de não necessitar equipamentos ultramodernos, os desenhos precisam estar em sintonia com toda proposta do ambiente.
As texturas viabilizam orçamentos
Quando o assunto é economia, optar pelas texturas é sem dúvida “ficar dentro do orçamento”.
Além da agilidade, nada de sujeira, ausência de necessidade de mecanismos complexos para aplicação, o rendimento do material supera qualquer oura proposta para revestir paredes.
Outro detalhe importante é que a texturização de paredes é possível para qualquer cômodo da casa ou apartamento, deixando o espaço mais bonito e agradável, simplificando a decoração e principalmente valorizando o imóvel.