Saiba os tipos e padrões de Tintas para parede

Cada tinta tem uma característica e é definida pela sua utilização e de acordo com a sua categoria.

Quanto você vê nas lojas essas identificações nas latas você irá entendê-las agora de uma vez. Cada marca pode ter essa definição. Vamos lá! 

Talvez você queira consultar estes serviços

Pintura de Alumínio

Diferentemente da madeira, o alumínio é liso e não poroso, fazendo dele uma superfície de difíc...
saiba mais →

Pintura Interna e Externa

Somos uma empresa especializada em pinturas residenciais e comerciais de todos os portes. Após estu...
saiba mais →

Pinturas Rápidas

Serviço exclusivo para locais que exigem agilidade no processo de pintura: Pintura exclusiva para a...
saiba mais →

Acabamentos Especiais

“Tintas e pinturas com efeitos especiais que reproduzem texturas, cores e brilho”. Foi-se o temp...
saiba mais →

Predial

Conheça os serviços oferecidos: PROCEDIMENTO PADRÃO EQUIPAMENTOS BENEFÍCIOS EM CONTRATAR UMA EMP...
saiba mais →

Escolha a categoria de tinta mais adequada para sua pintura

Econômica

As tintas da categoria Econômica são uma boa opção para quem deseja realizar uma pintura gastando pouco. No entanto, a utilização e os resultados desta categoria são mais limitados. Exclusiva para áreas internas, apresenta menor resistência à limpeza e menor variedade de cores.

Standard

As tintas da categoria Standard representam uma relação custo-benefício interessante e quem opta por elas pode esperar uma versatilidade um pouco maior. Indicadas para áreas internas e externas, apresenta 29% mais rendimento que uma Tinta Econômica e moderada resistência à limpeza, além de uma grande variedade de cores.

Premium

Ao partir para categorias superiores como a Premium, o consumidor pode esperar uma performance muito satisfatória sob os mais diversos aspectos. Indicadas para áreas internas e externas, proporciona 57% mais rendimento que uma tinta da categoria Econômica e 2,5 vezes mais resistência à ação do sol e da chuva, estando disponível em uma grande variedade de cores.

Super Premium

Quem optar por uma tinta da categoria Super Premium, pode esperar resultados expressivamente melhores. Desde áreas internas que terão maior resistência à limpeza à áreas externas que contarão com mais resistência e durabilidade, o consumidor poderá ficar tranquilo e desfrutar de suas cores por muito mais tempo. Ideal para áreas internas e externas, rede no mínimo 114% a mais que uma tinta econômica e é 5 vezes mais resistente à limpeza que uma tinta Standard. É a categoria mais resistente à ação do sol e da chuva e o consumidor pode escolher entre uma grande variedade de cores.

Entenda melhor as diferenças

Para entender melhor as diferenças, basta olhar o rendimento de cada categoria, ou seja, qual a metragem quadrada que cada uma cobre no mínimo. No exemplo abaixo, que se refere a tintas látex foscas, a categoria Super Premium tem mais que o dobro do rendimento da Econômica.

* Rendimento mínimo para tinta latéx fosca – por embalagem de 18 litros (média)

  • Tinta latéx Econômica fosca : 70 m²
  • Tinta latéx Standard fosca : 90 m²
  • Tinta latéx Premium fosca : 110 m²
  • Tinta latéx Super Premium fosca : 150 m²

tudo isso depende da condição da superfície. 

*fonte tinta de qualidade

Conceitos básicos sobre Tintas

1. Características Básicas 

  • Rendimento; Secagem; Durabilidade
  • Aplicabilidade; Lavabilidade
  • Acabamento; Odor 

2. Tipos de Cobertura 

  • Cobertura Seca: É quando a ocultação da superfície só é percebida após a secagem da tinta
  • Cobertura Úmida: É percebida imediatamente durante a aplicação da tinta, são características das tintas Premium as de melhor qualidade.

Tintas com melhor qualidade de aplicação que utilizamos atualmente em nossos trabalhos.

PREPARAÇÃO DA BASE É O PRIMEIRO PASSO PARA PINTURA INTERNA DE SEU IMÓVEL

Passo 1 : A primeira fase para uma parede que está no reboco curado é utilizar um Fundo preparador. Ele é indicado para agregar partículas soltas, como em paredes calcinadas ou descascadas. O fundo preparador uniformiza e prepara a superfície.

Passo 2 :Selador Acrílico: Selador Acrílico especialmente desenvolvida para uso como Tinta de fundo. Homogeneíza a absorção do reboco promovendo melhor aderência e economia na Tinta Acrílica, Tinta Látex ou Tinta PVA de acabamento. Pode ser utilizado em Drywall ou Parede com Reboco novo

Passo 3 : Massa Corrida, tem objetivo de nivelar e corrigir pequenas imperfeições em superfícies internas. Proporciona um acabamento liso e requintado. É de fácil aplicação e lixamento. Se aplicada uma fina camada, a lata de 25kg pode render até 75m². Ela não corrige a base da parede como o Reboco.

O Grande Segredo antes da Pintura Interna ou Externa é a Base de Preparação. Não economize esforços e cobre qualidade nessa fase da pintura.

PINTANDO A PAREDE INTERNA 

TIPOS DE TINTAS PARA PINTURA INTERNA

TINTA LATEX

O acabamento em látex PVA é adequado para a parte interna das residências, que podem ser limpas apenas com um pano úmido. O acabamento desse tipo de tinta é muito bom, assim como seu recobrimento da camada anterior de pintura (se ela existir). Seca rapidamente, e o odor típico de pintura é mínimo.

Porém, o produto não é adequado para áreas molhadas e é menos resistente a limpezas.**

TINTA ACRÍLICA

A tinta acrílica, de forma geral, tem aspecto muito similar ao do látex,  também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença é que sua fórmula contém resinas acrílicas, o que proporciona ao produto alta impermeabilidade uma vez aplicado, tornando-o especialmente eficaz para pinturas externas.

Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como na cozinha e lavabo. As tintas acrílicas podem ser lavadas, ao contrário do látex, que deve ser limpo apenas com pano úmido.

O acabamento tende a ser mais brilhante que o do látex, ainda que exista a versão fosca: portanto, preste atenção ao comprar para garantir o tipo de acabamento final que deseja. Outro fator importante é o custo. A tinta acrílica tenderá a ser mais cara que a látex, então cuidado com a especificação**

** Fonte Uol

TIPOS DE ACABAMENTOS PARA PINTURA INTERNA

  • Fosco: Ele não evidencia muito as imperfeições da parede é ideal para ambientes com muita luz onde a base estão muito bem preparadas. Tintas com acabamento fosco são ótimas para disfarçar as imperfeições e irregularidades das superfícies. Quando aplicadas em locais em que a iluminação é também suave, contribuem para deixar os ambientes mais agradáveis e confortáveis.
  • Acetinado: Acabamento acetinado, também chamado de “toque de seda”, é reconhecido pelo toque requintado que proporciona e é muito usado em ambientes internos como quartos e salas. Possui brilho intermediário entre o fosco e o com brilho. Seu acabamento fica muito bonito em paredes revestidas com massa corrida, gesso e similares.
  • Brilho: Tintas com brilho podem ser usadas em superfícies lisas e uniformes. Isso porque, quanto maior o brilho da tinta, com mais intensidade a cor será percebida. Sua maior vantagem está na limpeza e manutenção. São mais fáceis de limpar e de maneira geral mais resistentes.

    No entanto, as paredes não podem ter imperfeições, pois acabam ficando muito evidenciadas. Por serem resistentes à limpeza, são adequadas para aplicação em cozinhas, banheiros, lavabos e outros locais que precisam ser lavados com mais frequência.

NO MERCADO HÁ SOLUÇÕES DE TINTAS LAVÁVEIS QUE FACILITA O DIA DIA E A MANUTENÇÃO DA CASA.

AS TINTAS PODEM SER UM GRANDE ALIADO PARA VOCÊ ECONOMIZAR E MUDAR SUA CASA. 

Conheça a seguir as tintas, suas categorias e os respectivos.

Documentos Normativos que norteiam nossos testes.

ProdutoDocumentos Normativos
Tinta Látex Econômica

ABNT NBR 14942 :: Determinação do poder de cobertura de tinta seca; ABNT NBR 14943 :: Determinação do poder de cobertura de tinta úmida; ABNT NBR 15078 :: Resistência à abrasão úmida sem pasta abrasiva

Tinta Látex Standard e PremiumABNT NBR 14942 :: Determinação do poder de cobertura de tinta seca; ABNT NBR 14943 :: Determinação do poder de cobertura de tinta úmida; ABNT NBR 14940 :: Resistência à abrasão úmida

Veja outras dicas de reforma relacionadas

Quanto custa pintar um apartamento? Atualizado em 2020

Vamos lá a pintura!  Iremos esclarecer um pouco mais sobre pintura de apartamento os mitos e a rea...
saiba mais →

Mofo no Banheiro Como Remover

Causas de Mofo no Banheiro e Como Removê-lo Antes da Pintura O mofo é um problema comum em muitos ...
saiba mais →
To top