Bloco de conteúdo
A limpeza do Ar-condicionado é importante não apenas para garantir o bom funcionamento e aumentar a vida útil, como também para preservar a qualidade do ar no ambiente.
Limpeza e higienização de Ar-condicionado Split
A limpeza e higienização do ar-condicionado Split são essenciais para garantir seu bom funcionamento e prolongar sua vida útil. Com o tempo, filtros e serpentinas acumulam poeira, sujeira e impurezas, o que pode prejudicar a eficiência do aparelho e comprometer a qualidade do ar.
A higienização envolve a limpeza dos filtros, das aletas e do dreno, além de realizar a desinfecção interna para eliminar bactérias e fungos. Realizar essa manutenção regularmente melhora o desempenho do ar-condicionado, reduz o consumo de energia e contribui para um ambiente mais saudável.
Remoção do filtro de split
Pode parecer difícil, mas essa parte inicial é bem simples:
- Abra levemente o painel frontal (tampa) para ter acesso aos filtros;
- Segure no gancho do filtro de ar e levante-o um pouco para desencaixá-lo do suporte do filtro.
Limpeza e secagem dos filtros de Ar-condicionado
- Não utilize, lixas ou polidores para limpar a unidade;
- Não utilize produtos químicos;
- Não lavar com água acima de 40°C, danifica os filtros e peças plásticas em geral;
Reinstalação dos filtros no Split
Inserir os filtros de volta não tem segredo também:
- Certifique-se de que os filtros estão totalmente secos;
- Nunca ligue o Ar-condicionado sem os filtros;
- Para inseri-los de volta, basta abrir a tampa da evaporadora e encaixá-los de volta nos ganchos do suporte, fazendo o processo reverso de quando você fez removeu eles no início;
- Baixando o painel frontal e percebendo que está tudo ok, você já pode ligar o seu ar-condicionado e garantir um ar de qualidade com os filtros agora limpos
Como limpar a condensadora?
A sujeira da condensadora pode interferir até mesmo no funcionamento do aparelho, pois assim como filtros sujos podem interferir, no caso da unidade externa é a mesma coisa, assim como qualquer unidade e peça do ar-condicionado.
Sendo assim, a limpeza da condensadora é fundamental para o bom funcionamento do aparelho. Geralmente essa manutenção preventiva está incluída no PMOC, garantindo assim maior vida útil do aparelho e o bom funcionamento.
Quanto custa um trabalho de limpar ar condicionado?
| Limpeza residencial Split | Valores |
| Split ( unidade interna ) | a partir de R$ 300,00 |
| Split + Condensadora | a partir de R$ 600,00 |
- Base de valores 2025
- 10% de desconto para mais de 3 unidades.
- * Necessário solicitar orçamento nos canais de comunicação.
Cuidados na limpeza da condensadora do Ar-condicionado
- Na maioria dos casos, uma boa limpeza pode ser realizada anualmente, tudo vai depender do local onde a condensadora está, se tem muita poeira, por exemplo;
- Quanto a limpeza em si, o usuário pode realizar alguns cuidados externos, como utilizar uma escova para limpar os buraquinhos da unidade ou até mesmo um aspirador de pó;
- Para limpezas maiores, o aconselhado é contatar um profissional que poderá, se necessário, desmontar a unidade externa e realizar uma limpeza total da condensadora;
- Com equipamentos adequados, profissionais poderão utilizar jato de água de baixa pressão e até mesmo o jato de ar comprimido, cuidando sempre para não amassar e não danificar nenhum item.
Caso a sujeira esteja mais impregnada, poderá ser utilizado produtos químicos específicos para esse tipo de limpeza e retirar crostas que estejam na serpentina, por exemplo. A utilização desses produtos deve ser realizada por profissionais, sendo cuidado o que diz nos rótulos das embalagens e utilizando-os da maneira correta.
Vale ressaltar também, que não é recomendado utilizar álcool, ceras ou solventes em peças plásticas. Além disso, a análise do profissional poderá identificar ferrugens e demais avarias, que poderão ser facilmente corrigido com esmaltes sintéticos e demais produtos específicos para cada situação.
Ar-condicionado sujo é um perigo para a saúde, pois o acúmulo de sujeira junta bactérias e micro-organismos que podem trazer sérias consequências.
Para combater a Síndrome do Edifício Doente, existe a Portaria nº 3.523 que define uma série de práticas para melhorar a qualidade do ar de interiores.









